quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Camarão na Moranga

Para entender a história do Camarão na Moranga, vamos primeiro conhecer um pouco do local que deu origem a esse prato tão especial.


Em Ubatuba fica localizada a Ilha Anchieta, é a 2ª maior ilha do Litoral Norte paulista, com 828 hectares de exuberante Mata Atlântica em meio a montanhas e praias de águas cristalinas.
O local abrigou na década de 30 um presídio político que foi desativado após uma grande rebelião. As ruínas do presídio que ali funcionou de 1904 a 1955, hoje são um grande atrativo turístico para quem visita a Ilha.
Enquanto esteve em funcionamento, mais especificamente no ano de 1945, o presídio recebeu um grupo de presos políticos japoneses. E como é da cultura oriental esse grupo era bastante dedicado ao trabalho em atividades agrícolas e assim deram início ao cultivo de legumes e verduras na Ilha Anchieta. 
Acredita-se que de tanto andar descalço e comer peixe cru, junto com a falta de higiene que era muito comum nos presídios da época, acabaram adquirindo várias doenças, entre elas a esquistossomose, conhecida como barriga d’água, que é uma infecção por parasitas, muito comum entre pessoas que trabalham no campo. Um médico local sugeriu que tomassem remédios tradicionais, mas o grupo não aceitou e passaram a plantar abóbora, pois de suas sementes era obtido um poderoso vermífugo e o problema foi resolvido.
A novidade fez tanto sucesso que os moradores do continente começaram a comprar as abóboras plantadas na ilha e torrar as sementes para comer e curar suas moléstias. 
Ocorreu que durante uma das travessias da ilha para o continente uma das abóboras caiu no mar e afundou rapidamente pois havia um furo no lugar do talo. Passadas algumas semanas o fruto reapareceu cerca de 5 km de onde havia afundado, uma senhora que tinha um restaurante na praia da enseada encontrou o fruto e não pensou duas vezes, colou a abóbora inteira para ser fervida. Ao abrir a tal abóbora descobriu que dentro tinha mais de dois quilos de camarão sete-barbas. Vendo aquilo e como boa cozinheira que era teve a brilhante idéia de retirar as sementes e adicionar cheiro-verde, folha de coentro, tomate, alho e cebola.  
Estava descoberto mais um prato típico da culinária caiçara: “Camarão na Moranga”, prato este que passou a fazer parte do cardápio de muitos restaurantes litorâneos espalhados pelo Brasil. 
Ingredientes:
1 moranga grande
12 camarões grandes
500g de requeijão
1/2 kg de cascas e cabeças de camarão
1 abobrinha
250g de inhame
1 tomate
1 ramo de tomilho
1 funcho
2 cebolas
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
4 copos de vinho branco seco
1 dose de conhaque
200 ml de creme de leite fresco
Azeite
500g de cabeça de peixe limpa (para o caldo de peixe)
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)



Modo de preparo da moranga:
Cozinhe a abobrinha e o inhame, deixando-os al dente e reserve. Em seguida, com uma faca, abra uma tampa na moranga e retire as sementes. Envolva a moranga em papel alumínio e coloque no forno por duas horas a 200ºC, ou até que fique macia por inteira. Após cozida, reserve o caldo da moranga e recheie com requeijão. Para preparar o caldo de peixe, em uma panela, coloque as cabeças de peixe com cebola, tomilho, 2 copos de vinho branco e complete com água. Deixe cozinhando por duas horas para engrossar.

Modo de preparo do molho bisque:
Em uma panela com azeite bem quente, frite as cascas de camarão até que fiquem vermelhas. Acrescente a cebola picada e, quando estiver transparente, flambe com conhaque. Coloque o extrato de tomate, 2 copos de vinho branco, o caldo de peixe até cobrir, os dentes de alho inteiros com casca, sal e pimenta do reino. Em seguida, inclua o tomate cortado em pedaços grandes e o caldo da moranga. Deixe refogar por 10 minutos. Acrescente o creme de leite e deixe por mais 15 minutos. 

Agora é a hora de peneirar o caldo, espremendo as cabeças e cascas para soltar o suco. Despeje este suco dentro da moranga. Coloque também os camarões crus, os legumes cozidos e coloque no forno por 10 minutos. Na hora de servir, deixe o prato com estilo: em uma frigideira com azeite, frite 4 camarões temperados com sal e pimenta do reino e coloque por cima da tampa da moranga com um raminho de erva.



Fonte: Internet e Olivier Anquier

Nenhum comentário:

Postar um comentário