sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lombo de Porco Assado e Croutons Temperados Gigantes

Para o lombo assado:
Ingredientes: 
1,5 kg de lombo de porco com a pele
1 maço de tomilho
1 cabeça de alho
200g de manteiga
1 lata de pêssegos em calda
Sal
Pimenta-do-reino preta
15 fatias finas de bacon
1 copo de vinho branco
1 copo de água ou caldo de carne
1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 220°C. Faça cortes na pele do porco com distâncias de 1cm entre eles. Vire a carne e corte uma espécie de 'bolso': um corte profundo o bastante para colocar o recheio, mas deixando uma sobra nas duas estremidades da carne e sem atravessar para o outro lado do lombo. 

Pique metade do tomilho e um dente de alho. Com as mãos, amasse os temperos com a manteiga e metade dos pêssegos. Acrescente sal e pimenta. Coloque a mistura da manteiga no 'bolso' do lombo de porco e feche a abertura. Cubra a parte da abertura com as fatias de bacon. Amarre a carne em três ou quatro pontos com barbante. 

Vire a carne com a parte da pele para cima e coloque numa assadeira. Em torno da carne coloque o restante dos pêssegos, dos dentes de alho, do tomilho e metade da medida de vinho. Esfregue sal e um pouco de azeite na pele, antes de levar o lombo ao forno. Deixe assar por uma hora, até que a pele fique dourada e crocante. 

Ao fim de uma hora, retire o lombo de porco da assadeira e deixe descansando num prato por 15 minutos, enquanto você prepara o molho. 

Para o molho, remova o máximo possível de gordura da assadeira e coloque-a sobre fogo alto. Na assadeira, amasse o alho e acrescente uma colher de sopa de farinha. Misture bem e coloque a outra metade do vinho branco, mais um copo de água ou caldo de carne. Ferva e deixe reduzindo por alguns minutos. Acrescente sucos que tenham saído do lombo que ficou descansando, acerte o sal e sirva por cima do lombo fatiado.



Para os Croutons:
Ingredientes:
1 pão ciabatta 
Azeite o quanto baste
Sal o quanto baste
Pimenta do reino o quanto baste
1 colher (sopa) de erva-doce
4 dentes de alho
Ramos de alecrim o quanto baste

Modo de preparo:
Pegue o pão ciabatta e fatie para formar croutons de, aproximadamente, 2cm. Espalhe-os sobre uma assadeira.

Tempere com sal e pimenta a gosto e regue com azeite. Em seguida, salpique a erva-doce por cima.

Com um espremedor de alho, esprema dois dentes sobre o pão. Amasse outros dois com as mãos e coloque na assadeira. Adicione ramos inteiros de alecrim, torcendo-os para dar mais sabor. Regue mais com azeite e esfregue bem todo o conteúdo da assadeira. Leve ao forno. 



Fonte: Jamie Oliver

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nova cerveja Trappist


Saiu autorização para o Monastério de Stift Engelszell, localizado na Aústria, em utilizar o selo "Trappist" em seus rótulos. Esta será a oitava cervejaria no mundo com licença para utilizar a denominação. Para quem não sabe, para ter a autorização é necessário satisfazer uma série de rigorosos critérios, tais como:

1. A cerveja deve ser fabricado dentro das paredes de um mosteiro trapista, quer pelos próprios monges ou sob sua supervisão.

2. A cervejaria deve ter importância secundária dentro do mosteiro e o mosteiro deve adaptar as práticas de negócios, para manter um modo de vida monástico.

3. A cervejaria não se destina a ser um empreendimento com fins lucrativos. A receita deve cobrir as despesas de vida dos monges e a manutenção dos edifícios e terrenos. O que resta é doado a instituições de caridade para o trabalho social e ajudar as pessoas em necessidade.

4. Trappist são constantemente monitorados para garantir a qualidade irrepreensível de suas cervejas.

5. Cervejarias trapistas devem cumprir rigorosamente todas as normas de saúde e segurança, bem como normas de informação ao consumidor. Sua publicidade e comunicação é marcada pela sobriedade, honestidade e uma modéstia adequada para o contexto religioso em que a cerveja é feita.

6. A cerveja produzida com amor é bebida com parcimônia.

Visite o site do mosteiro, é possível coletar mais informações e ver algumas fotos da fábrica e da bela região onde está localizado, clique aqui.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Camarão Crocante


Ingredientes
Camarões com casca
Sal (o quanto baste)
Pimenta-do-reino em pó (a gosto)
Uma cabeça de alho
Uma colher de chá de pimenta-de-caiena em pó
Uma pitada de canela em pó
Meia pimenta dedo-de-moça picada
Meio limão
Um naco de manteiga
Azeite de oliva (a gosto)
Tomilho fresco (a gosto)


Modo de Preparo
Coloque os camarões numa travessa que vá ao forno. Regue com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o tomilho fresco ou outra erva de sua preferência. Coloque a pimenta-de-caiena e a canela. Acrescente o alho amassado com casca e pimenta dedo-de-moça. Esprema levemente meio limão e mexa os camarões com as mãos para misturá-los aos temperos. Coloque por cima o naco de manteiga e leve ao forno pré-aquecido (com a metade do limão) por aproximadamente oito minutos, ou até que as cascas dos camarões estejam crocantes. Assim que retirar do forno esprema o limão quente sobre os camarões, acrescente mais tomilho para decorar e sirva.


Fonte: Jamie Oliver

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Stinco de Vitelo com 3 Purês

Stinco de vitelo ou jarret de veau (canela de vitelo): deixado lentamente no forno baixo, até que a carne se separe do osso, conserva a textura fibrosa, mantendo-se macio e saboroso.


Ingredientes:
Para o cabrito: 
4 stincos de vitelo
50g de mix de pimenta em grãos
1 talo de alho-poró
1 cenoura grande cortada em cubos
2 cebolas roxas
2 canelas em pau
2 talos de salsão picados
4 folhas de louro
4 ramos de alecrim picados
8 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de mostarda
4 colheres (sopa) de molho inglês
1 litro de vinho tinto seco


Para o purê de batata-doce com castanha:
400g de batata-doce cozida e amassada
1 xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de creme de leite
200g de castanha de caju picada
Sal a gosto


Para o purê de beterraba com suco de laranja:
4 beterrabas cozidas e descascadas
2 batatas cozidas e descascadas
Suco de 4 laranjas
1 colher (sopa) de manteiga



Para o purê de aipim com queijo de coalho
400g de aipim cozido e amassado (livre dos fios)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 copo de leite
100g de queijo de coalho ralado
Sal a gosto


Modo de Preparo


Cabrito
Em uma vasilha faça a marinada com todos os temperos, um litro do vinho e tempere com sal a gosto. Junte os stincos de cabrito e deixe marinar de um dia para outro coberto com papel filme na geladeira.
No dia seguinte, arrume o cabrito com a marinada em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (150 °C) por quatro horas, sem deixar a marinada secar. Retire do forno, separe a carne do cabrito e reserve.
Leve ao liquidificador todo o molho que ficou no tabuleiro e bata bem. Passe por uma peneira, leve ao fogo e, quando esquentar, adicione mais um litro de vinho restante e deixe cozinhar até virar um molho consistente. Acrescente os stincos de cabrito e reserve quente.
Purê de batata-doce com castanhaMisture a batata-doce ainda quente com a manteiga. Acrescente o creme de leite, misture bem e adicione a castanha-de-caju picada. Acerte o sal.Purê de beterraba com suco de laranjaMisture as beterrabas e as batatas com o suco de laranja e leve para cozinhar novamente. Acrescente a manteiga e deixe ferver.Purê de aipim com queijo de coalhoColoque o aipim em uma panela e leve ao fogo com a manteiga, o leite e o queijo ralado. Misture bem até formar uma massa homogênea. Acerte o sal e desligue o fogo.


Para servir, monte porções individuais com um stinco coberto com o molho e uma porção de cada purê.


Sugestão para acompanhar: Tres Palacios Merlot Cholqui


Fonte: Oficina do Sabor

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Escondidinho de Carne Seca

Ingredientes:
1kg de aipim
100ml de leite de coco
1 colher (sopa) manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão ralado
700g de carne seca
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 tomate picado
2 colheres (sopa) de coentro picado


Modo de Preparo:
Deixar a carne de molho durante 12 horas trocando a água por pelo menos 3 vezes. Após o molho, cozinhe a carne até ficar macia e desfie. Cozinhe o aipim na água e depois amasse, retirando os fios e reserve. Em uma panela, aqueça o leite de coco e a manteiga e acrescente o aipim amassado, e mexa até formar um purê homogêneo. Numa frigideira, refogue o alho e a cebola, acrescente o tomate e a carne. Acerte o tempero com sal, pimenta do reino e com o coentro. Despeje a carne num refratário, cubra com o purê de aipim, polvilhe o queijo parmesão ralado sobre o purê e coloque no forno a 150 oC por 15 minutos e sirva em seguida.


Fonte: Comida de Buteco

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Filé à Parmegiana

Ingredientes:
1kg de filé mignon cortados em medalhões
150g de farinha de rosca
3 ovos
4 tomates médios
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 maço de tempero verde (salsa, cebolinha e manjericão em folhas)
250g de queijo mussarela 
250g de presunto sem gordura
Extrato de tomate
Orégano
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo Parmesão Ralado


Modo de Preparo:
Tempere os medalhões de filé com sal, pimenta do reino e com o alho amassado. Bata os ovos e passe os filés  e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo e reserve em um refratário.
Em uma panela, refogue a cebola ralada, os tomates sem casca e sementes bem picados e um dente de alho amassado. Acrescente o extrato de tomate a gosto e cozinhe até formar um molho mais espesso. Fatie o presunto(*) e cozinhe junto no molho. Acrescente o maço de tempero verde picado e tempere, acertando o sal e a pimenta do reino. 
Pegue o refratário com os medalhões, cubra com o molho de tomate e sobre eles coloque fatias de queijo e polvilhe o parmesão ralado e o orégano sobre todo o refratário. Leve ao forno para gratinar e sirva em seguida.
(*) Normalmente o presunto vem em fatias, colocado abaixo do queijo mussarela, porém prefiro cozinhar junto com o molho, deixando mais saboroso.


Fonte: Alexandre




sexta-feira, 1 de junho de 2012

Caponata


Ingredientes:
2 berinjelas médias
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
1 cebola roxa
Azeitonas pretas descaroçadas
Uvas-passas
1 cálice de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Castanhas, alcaparras e manjericão a gosto
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Hidrate as uvas-passas no vinho e reserve. Reservando apenas as castanhas, corte todos os ingredientes em tiras finas e refogue-os em azeite de oliva. Pique grosseiramente as castanhas e doure-as no forno. Por fim, junte todos os ingredientes e mexa bem. Conserve em recipiente limpo e com tampa em geladeira.


Fonte: Comida de Buteco