Eis uma pergunta interessante: quando começa o churrasco? Para mim ele começa quando penso: "hoje a noite vou assar uma carninha". Mas a pergunta é no sentido prático do negócio, ou seja, quando já temos a carne, o número de pessoas, a bebida e os acompanhamentos definidos, ai vem a hora sagrada, a hora de acender o fogo. Existem diversas formas de acender o fogo em uma churrasqueira, cada qual com suas peculiaridades, mas uma coisa é certa: não faça fogo com nada do tipo: querosene, gasolina, etanol, etc... Uso sempre álcool, algumas pessoas utilizam o azeite, outros utilizam os tabletes de gel que acompanham os sacos de carvão. Algumas maneiras de acender o fogo:
1) Rolinho de Jornal: torça diversos pedaços (10 cm cada) de jornal até que fiquem como se fossem uma corda. Disponha o carvão deixando um espaço central, onde você vai montar uma "fogueira de São João" com esses pedacinhos de jornal torcido. Embeba o papel com álcool e e coloque carvão por cima. É só colocar fogo no jornal e pronto.
2) Pão Velho: o procedimento é muito parecido com o de cima, a diferença é que ao invés de jornal, você vai utilizar o pão francês adormecido. Coloque o carvão na churrasqueira, deixe o espaço central, embeba o pão no álcool e coloque o mesmo no espaço reservado. Cubra com carvão e fogo nele.
3) "Fire in the hole": é a forma que utilizo para acender o fogo. Coloque a quantidade desejada de carvão na churrasqueira, despeje uma quantidade generosa de álcool sobre o carvão, aguarde uns 3 minutos, risque o fósforo, grite "fire in the hole" e como se estivesse atirando uma granada numa guerra, jogue o fósforo aceso, vire de costas e proteja-se. Pronto, esta feito o fogo!
Certamente existem outras formas, mas creio que estas são as mais utilizadas pelos assadores de churrasco.
Fonte: Alexandre
Certamente existem outras formas, mas creio que estas são as mais utilizadas pelos assadores de churrasco.
Fonte: Alexandre
Nenhum comentário:
Postar um comentário