quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cachorro Quente

Quem não gosta?


Ingredientes:
12 salsichas
1/2 cebola
1 tomate
Extrato de Tomate
Molho de Pimenta
Óleo
Água
Sal e Pimenta do Reino


Acompanhamentos:
Pão
Batata Palha
Milho
Ervilha
Maionese
Catchup
Mostarda


Modo de Preparo:
Pique bem a cebola e coloque junto com um fio de óleo para dourar em uma panela. Após dourar, coloque o tomate também picado sem as sementes. Deixe reduzir um pouco e amasse bem os tomates. Acrescente o extrato de tomate (1 colher aproximadamente), o molho de pimenta e a água. Coloque sal e pimenta a gosto e em seguida as salsichas cortadas em rodelas. Deixe ferver por 5 minutos e sirva com os acompanhamentos.






Fonte: Alexandre

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lombo Assado com Queijo e Presunto

Fiz para a Ceia de Natal...


Ingredientes:
1 peça de lombo de porco (1,5 kg)
3 cebolas
1 cabeça de alho
Água (quanto baste)
Sal e pimenta do reino (a gosto)
6 limões 
Azeite
Tomilho e Alecrim em folhas picadas
Alecrim em Ramos
Queijo Mussarela
Presunto


Modo de Preparo:
No dia anterior, corte as cebolas em rodelas e coloque em uma vasilha, esprema os limões, acrescente o alho (corte os dentes em 3 pedaços), sal, pimenta, tomilho e alecrim em folhas bem picadas. Faça pequenos cortes na peça de carne e coloque alguns ramos de alecrim. Deposite a peça na vasilha e coloque a água. Este é o tempero para deixar a carne marinando na geladeira por 24 horas. 
No outro dia, com o forno pré-aquecido (200 graus), coloque numa assadeira o azeite para não grudar e ponha somente a carne para assar. Vá regando com o caldo da marinada quando virar a carne (30 em 30 minutos). Duas horas de forno e está pronto para colocar o queijo e o presunto. Retire o lombo do forno e corte fatias intercalando entre elas queijo e presunto. Depois retorne ao forno por 5 minutos ou até derreter o queijo. 



                     








Bebida? Moscatel caiu muito bem...




















Fonte: Alexandre

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Picanha Fatiada

Sabe aquele espeto de rodízio de carnes? Aquele de picanha, com a gordura alinhada e fatias generosas...


Ingredientes:
1 Picanha (de 900 grs a 1,2 kg)
Sal Grosso


Modo de Preparo:
Corte a picanha em fatias de aproximadamente 4 cm. Após fatiar, pelo lado da gordura, faça um pequeno corte para passar o espeto (isso além de facilitar, vai evitar estragar a carne). Para espetar, segure pelas bordas da fatia, formando um semi-círculo com a parte da gordura. Após espetar, coloque na churrasqueira. Quando começar a verter o sangue, retire e coloque o sal grosso a gosto e recoloque para assar.


O ponto varia de pessoa para pessoa, mas 10 minutos de cada lado num bom braseiro são suficientes para assá-la por fora e deixá-la suculenta por dentro.








Fonte: Alexandre

Bolinho de Bacalhau


Petisco de qualidade e que todo mundo gosta... 


Ingredientes:
1 kg de batata
1/2 kg de bacalhau
2 ovos
1 xícara de farinha de pão
Pimenta da Reino a gosto 
Salsa a gosto bem picadinha

Alho e sal a gosto (pode utilizar temperos prontos)


Modo de Preparo:
Deixar o bacalhau de molho, trocando a água diversas vezes durante 6 horas. Cortar o bacalhau em pedaços, cozinhar e depois desfiar bem fino. Cozinhar as batatas sem casca e amassar, fazendo um purê. Junte o purê de batatas, o bacalhau desfiado, os ovos inteiros, a farinha e os temperos e misture até formar uma massa uniforme. Faça bolinhas e frite em óleo bem quente.


Para acompanhar? A tradicional Caipirinha de Limão...


Ingredientes:
Cachaça (1 dose) - de Cachaça é a tradicional, mas se preferir: Steinhaeger ou Vodka
1/2 limão cortado em 4 partes
Açúcar a gosto
Gelo a gosto


Modo de Preparo:
Coloque em uma coqueteleira o limão e o açúcar, após macerar, acrescente a cachaça e o gelo e agite. Sirva e bom proveito.


















Fonte: Comida de Buteco e Guia das Bebidas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Pernil de Ovelha Assado com Alecrim

Mais uma carne simples e prática de fazer e que fica muito saborosa...


Ingredientes:
1 pernil de ovelha (uruguaio de preferencia)
3 ramos de alecrim
sal grosso
Folhas de hortelã
Tomilho em folhas 
Alecrim em ramos
Azeite de Oliva Extra virgem
Sal e Pimenta do Reino


Modo de Preparo:
Corte os ramos de alecrim em pedaços de 3 a 4 cm aproximadamente. Com o pernil já limpo, faça pequenos cortes e coloque nestes pedaços de alecrim cortados grosseiramente. Espete o pernil (espeto giratório é uma mão na roda neste momento), coloque na churrasqueira. Após 10 minutos aproximadamente, retire do fogo e regue com azeite de oliva, polvilhe um pouco de tomilho bem picado e coloque sal grosso a gosto, retornando para assar em seguida. Tempo de churrasqueira: média de 25 a 30 minutos por kg de carne (vai do gosto de cada um).


Para acompanhar faça um molho com as folhas de hortelã, tomilho e alecrim picadas bem finas, acrescente o azeite de oliva, o sal e a pimenta do reino a gosto. Bebida? Cerveja (Stella Artois) beeeeemmmm gelada!


Cheers!




















Fonte: Alexandre

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Anchova ou Olhete Assado

Simples e prática para quem está na praia. 


Ingredientes:
1 Anchova (marisqueira) ou Olhete
2 tomates
1 cebola 
1 pimentão (pode mesclar verde, vermelho e amarelo)
Salsa e Cebolinha verde a gosto
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Azeite de Oliva Extra Virgem
Papel Alumínio


Modo de Preparo:
O peixe deve ser aberto pela barriga e limpo. A peixaria já deixa ele no ponto, inclusive sem as espinhas se preferir.


Disponha o peixe em uma travessa e uns 15 minutos antes de assar, coloque o sal e a pimenta do reino (existem temperos prontos para peixes se preferir). Pique os tomates, a cebola, o pimentão, a salsa e a cebolinha verde, acrescentando o azeite de oliva, fazendo um "vinagrete".


Forre a grelha com papel alumínio*, coloque o peixe com as escamas/couro para baixo e cubra-o com o vinagrete. Ponha na churrasqueira e estará pronto quando o vinagrete "secar". Enquanto assa regue umas 2 ou 3 vezes com filetes de azeite de oliva.
*o papel alumínio é utilizado para evitar que o peixe grude na grelha e desmanche na hora de servir.


Para acompanhar arroz branco, salada e um vinho branco (Casa Valduga Duetto Chardonnay e Riesling).


Fonte: Alexandre

Quando começa o churrasco?



Eis uma pergunta interessante: quando começa o churrasco? Para mim ele começa quando penso: "hoje a noite vou assar uma carninha". Mas a pergunta é no sentido prático do negócio, ou seja, quando já temos a carne, o número de pessoas, a bebida e os acompanhamentos definidos, ai vem a hora sagrada, a hora de acender o fogo. Existem diversas formas de acender o fogo em uma churrasqueira, cada qual com suas peculiaridades, mas uma coisa é certa: não faça fogo com nada do tipo: querosene, gasolina, etanol, etc... Uso sempre álcool, algumas pessoas utilizam o azeite, outros utilizam os tabletes de gel que acompanham os sacos de carvão. Algumas maneiras de acender o fogo:


1) Rolinho de Jornal: torça diversos pedaços (10 cm cada) de jornal até que fiquem como se fossem uma corda. Disponha o carvão deixando um espaço central, onde você vai montar uma "fogueira de São João" com esses pedacinhos de jornal torcido. Embeba o papel com álcool e e coloque carvão por cima. É só colocar fogo no jornal e pronto. 


2) Pão Velho: o procedimento é muito parecido com o de cima, a diferença é que ao invés de jornal, você vai utilizar o pão francês adormecido. Coloque o carvão na churrasqueira, deixe o espaço central, embeba o pão no álcool e coloque o mesmo no espaço reservado. Cubra com carvão e fogo nele.

3) "Fire in the hole": é a forma que utilizo para acender o fogo. Coloque a quantidade desejada de carvão na churrasqueira, despeje uma quantidade generosa de álcool sobre o carvão, aguarde uns 3 minutos, risque o fósforo, grite "fire in the hole" e como se estivesse atirando uma granada numa guerra, jogue o fósforo aceso, vire de costas e proteja-se. Pronto, esta feito o fogo!


Certamente existem outras formas, mas creio que estas são as mais utilizadas pelos assadores de churrasco.


Fonte: Alexandre

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pernil de Cordeiro Assado



Depois de falar de hortelã acabei ficando com fome e o que combina com hortelã? Só me vem uma coisa na cabeça: cordeiro (uruguaio de preferência). 


Ingredientes:
1 pernil de cordeiro (aprox. 1,6 kg e como já mencionei - uruguaio de preferência)
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto
Coentro em folhas (fresco)
Hortelã em folhas (fresco)
Sementes de coentro moídas
2 copos de iogurte natural
500 grs de grão de bico
Azeite de Oliva Extra Virgem
03 Batatas
02 Cebolas
02 Cenouras
03 Tomates
1 saco plástico grosso e limpo para tempero


Modo de Preparo:
Desossar o pernil de cordeiro, deixando a carne como um "bifão";
Em uma frigideira, coloque filetes de azeite de oliva e "doure" o grão de bico (até amolecer); depois de dourado, transfira para um recipiente e amasse bem, formando uma pasta. Acrescente a esta pasta as folhas de hortelã e as de coentro bem picadas, as sementes de coentro moídas, sal, pimenta do reino, iogurte natural e uma generosa dose de azeite de oliva. Misture bem até formar um creme homogêneo. Coloque a carne no saco plástico e por cima derrame 80% do creme, reservando os 20% restantes. Coloque ambos na geladeira e deixe repousando por 24 horas. Após este período, coloque o pernil em uma assadeira, com forno pré-aquecido a 180 graus. Junto na assadeira, coloque as batatas, as cenouras, as cebolas e os tomates. Tempo: 25 minutos para cada kg de carne em média (vai do gosto de cada pessoa).


Para acompanhar arroz branco, o restante do creme de hortelã (gelado) e um bom vinho tinto (Conde de los Andes Rioja Reserva 2004) e é claro "a dona da pensão".
















Fonte: Jamie Oliver

Mojito, o popular "Suco de Hortelã"!

Este blog é para quem gosta de comida & bebida, mas sob a ótica de um cara que não é chef, não estudou gastronomia, é apenas METIDO NA COZINHA! Então vamos ao que interessa...Verão chegando, calor, sol, praia, tudo isso pede um brinde:


Ingredientes:
1 dose de Rum Branco (sugestão: Havana Club)
2 doses de água com gás (ou algum refrigerante sabor limão a seu critério, o original é com água mesmo)
2 colheres de chá de açucar (ou a gosto)
Suco de 1 limão siciliano
2 ramos de hortelã fresco (15 folhas aprox.)
Gelo moído ou picado a gosto
1 copo long drink previamente gelado
Modo de Preparo:
Coloque as folhas de 1 ramo de hortelã num recipiente e amasse bem. Acrescente o suco do limão, o açucar e a água e amasse mais um pouco. Transfira tudo para o copo long drink, acrescente o gelo moído até a metade do copo, coloque o Rum e mexa. Finalize a decoração com o outro ramo de hortelã.


Depois de uns 5 desses você certamente estará bem hidratado e também tem o seguinte: o negócio é beber para não comer de estomago vazio!


Fonte: Guia das Bebidas