quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sanduíche de Frango com molho pesto de manjericão e queijo



Com queijo prato e tomate seco, o sanduíche de peito de frango com molho pesto de manjericão é ótimo pela rapidez e praticidade:

Ingredientes:
1 baguete
1 filé de peito de frango
3 fatias de queijo prato
1 colher (sopa) de tomate seco picado
1 colher (sopa) de molho pesto de manjericão

Ingredientes para o preparo do molho pesto de manjericão:
1 pé de manjericão fresco
1/2 dente de alho
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de castanha de caju picada
300ml azeite
Bata tudo no liquidificador e reserve.

Modo de preparo do sanduíche:
Grelhar o filé de peito de frango temperado com sal e pimenta do reino à gosto. Leve o pão com queijo e molho de manjericão ao forno até derreter o queijo. Recheie o pão com o restante dos ingredientes.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Penne à Conceição

Receita feita pela minha mãe e pela minha esposa. O nome veio do local onde fizeram: Praia da Conceição (Bombinhas/SC)... 

Ingredientes:
Camarão Limpo (sem cabeça e sem rabo)
Alho amassado a gosto
Pimenta do reino e sal a gosto
Azeite de Oliva
Brócolis
Massa (Penne)
Maisena
Queijo ralado
Óleo
Requeijão
Leite

Modo de Preparo:
Temperar os camarões com alho, sal e pimenta do reino. Deixar no escorredor para sair o caldo. Colocar o azeite de oliva para esquentar, fritar os camarões juntamente com o brócolis. Em uma panela grande coloque água para ferver com sal e óleo, quando estiver fervendo adicione a o penne. 

Para o molho branco, dissolva a maisena com leite, mexendo em uma panela no fogo, quando estiver firme, adicionar aos poucos o queijo, o requeijão e adicionar sal a gosto, mexendo sempre. Estando o molho pronto adicione o brócolis, o camarão e por último despeje o molho sobre a massa cozida ao ponto.















Para acompanhar, um bom vinho branco. (sugestão: Angelica Zapata Chardonnay)





Fonte: Graça & Bia

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Camarão na Moranga

Para entender a história do Camarão na Moranga, vamos primeiro conhecer um pouco do local que deu origem a esse prato tão especial.


Em Ubatuba fica localizada a Ilha Anchieta, é a 2ª maior ilha do Litoral Norte paulista, com 828 hectares de exuberante Mata Atlântica em meio a montanhas e praias de águas cristalinas.
O local abrigou na década de 30 um presídio político que foi desativado após uma grande rebelião. As ruínas do presídio que ali funcionou de 1904 a 1955, hoje são um grande atrativo turístico para quem visita a Ilha.
Enquanto esteve em funcionamento, mais especificamente no ano de 1945, o presídio recebeu um grupo de presos políticos japoneses. E como é da cultura oriental esse grupo era bastante dedicado ao trabalho em atividades agrícolas e assim deram início ao cultivo de legumes e verduras na Ilha Anchieta. 
Acredita-se que de tanto andar descalço e comer peixe cru, junto com a falta de higiene que era muito comum nos presídios da época, acabaram adquirindo várias doenças, entre elas a esquistossomose, conhecida como barriga d’água, que é uma infecção por parasitas, muito comum entre pessoas que trabalham no campo. Um médico local sugeriu que tomassem remédios tradicionais, mas o grupo não aceitou e passaram a plantar abóbora, pois de suas sementes era obtido um poderoso vermífugo e o problema foi resolvido.
A novidade fez tanto sucesso que os moradores do continente começaram a comprar as abóboras plantadas na ilha e torrar as sementes para comer e curar suas moléstias. 
Ocorreu que durante uma das travessias da ilha para o continente uma das abóboras caiu no mar e afundou rapidamente pois havia um furo no lugar do talo. Passadas algumas semanas o fruto reapareceu cerca de 5 km de onde havia afundado, uma senhora que tinha um restaurante na praia da enseada encontrou o fruto e não pensou duas vezes, colou a abóbora inteira para ser fervida. Ao abrir a tal abóbora descobriu que dentro tinha mais de dois quilos de camarão sete-barbas. Vendo aquilo e como boa cozinheira que era teve a brilhante idéia de retirar as sementes e adicionar cheiro-verde, folha de coentro, tomate, alho e cebola.  
Estava descoberto mais um prato típico da culinária caiçara: “Camarão na Moranga”, prato este que passou a fazer parte do cardápio de muitos restaurantes litorâneos espalhados pelo Brasil. 
Ingredientes:
1 moranga grande
12 camarões grandes
500g de requeijão
1/2 kg de cascas e cabeças de camarão
1 abobrinha
250g de inhame
1 tomate
1 ramo de tomilho
1 funcho
2 cebolas
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
4 copos de vinho branco seco
1 dose de conhaque
200 ml de creme de leite fresco
Azeite
500g de cabeça de peixe limpa (para o caldo de peixe)
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)



Modo de preparo da moranga:
Cozinhe a abobrinha e o inhame, deixando-os al dente e reserve. Em seguida, com uma faca, abra uma tampa na moranga e retire as sementes. Envolva a moranga em papel alumínio e coloque no forno por duas horas a 200ºC, ou até que fique macia por inteira. Após cozida, reserve o caldo da moranga e recheie com requeijão. Para preparar o caldo de peixe, em uma panela, coloque as cabeças de peixe com cebola, tomilho, 2 copos de vinho branco e complete com água. Deixe cozinhando por duas horas para engrossar.

Modo de preparo do molho bisque:
Em uma panela com azeite bem quente, frite as cascas de camarão até que fiquem vermelhas. Acrescente a cebola picada e, quando estiver transparente, flambe com conhaque. Coloque o extrato de tomate, 2 copos de vinho branco, o caldo de peixe até cobrir, os dentes de alho inteiros com casca, sal e pimenta do reino. Em seguida, inclua o tomate cortado em pedaços grandes e o caldo da moranga. Deixe refogar por 10 minutos. Acrescente o creme de leite e deixe por mais 15 minutos. 

Agora é a hora de peneirar o caldo, espremendo as cabeças e cascas para soltar o suco. Despeje este suco dentro da moranga. Coloque também os camarões crus, os legumes cozidos e coloque no forno por 10 minutos. Na hora de servir, deixe o prato com estilo: em uma frigideira com azeite, frite 4 camarões temperados com sal e pimenta do reino e coloque por cima da tampa da moranga com um raminho de erva.



Fonte: Internet e Olivier Anquier

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Costeleta de Vitelo à Milanesa

Carne tenra e nobre...


Ingredientes:
1 costela de novilho
2 ovos
200g de manteiga
Farinha de rosca
Sal (a gosto)


Modo de Preparo:
Fatie a costela, deve dar 5 fatias de dois dedos cada. Quebre os ovos e bata, deixando repousar por 1 minuto. Na frigideira coloque a manteiga, mergulhe a fatia de carne nos ovos e depois na farinha de rosca. Ponha na frigideira e frite por 5 minutos de cada lado. Após fritar, acrescente o sal. Este detalhe é importante para que a carne não solte água e acabe cozinhando na frigideira ao invés de fritar. Deve ser servida no ponto, mais para mal passado.






Para beber, um bom Malbec ou então uma cerveja Trapista.
















Fonte: Comida de Buteco

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Galeto na Brasa

Na churrascada do final de semana tem sempre aquele que prefere carne branca. Vai uma boa sugestão que serve bem 10 pessoas:


Ingredientes:
5 kg de galeto
Sálvia
Manjerona
Salsa
Cebola
Sal
Alho
Orégano 
Pimenta branca moída
Cerveja Clara





Modo de preparo:
Corte a sálvia, a manjerona, a cebola e a salsa em pedaços generosos. Acrescente o sal, o alho, o orégano e a pimenta. Divida o galeto no meio, separando a espinha dorsal e corte-o em pedaços. Em um recipiente, intercale galeto, temperos verdes, sal e a cerveja. Deixe marinando por 12 horas. Depois de marinar, espete e asse na brasa por aproximadamente 20/25 minutos. Durante o assado, vá regando com o molho da marinada.







Fonte: Alexandre

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Coelho ao Molho Dijonnaise (Lapin a la moutarde)

Muitas pessoas torcem o nariz quando falamos em coelho. É uma carne nobre, rica em proteínas e praticamente sem gordura.


Ingredientes:
1 coelho inteiro
1 cebola
3 dentes de alho
50g de manteiga
Azeite
1 copo (200 ml) de vinho branco
1 ramo de alecrim
Mostarda de Dijon
100ml de creme de leite fresco (meio copo)
100g de farinha de trigo
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
1 ramo de tomilho
1 pimenta dedo de moça
2 folhas de louro

Modo de preparo:
Corte o coelho em pedaços separando as coxas, o lombo, as costelinhas, o fígado e o coração. Em uma panela, coloque o azeite e a manteiga e acrescente os pedaços do coelho para dourar, exceto o figado e o coração, sem deixar juntar água. Tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente a cebola picada em pequenos pedaços e a farinha de trigo, aos poucos, envolvendo a carne. Coloque também 3 colheres (sopa) de mostarda de Dijon e o vinho. Complete com água quente e mexa para soltar o fundo. 

Agora, acrescente o coração, o fígado, os dentes de alho amassados, o tomilho, o alecrim e o louro. Corte a pimenta dedo de moça em dois pedaços e jogue na panela. Tampe e deixe cozinhar de 1h a 1h30, em fogo médio. Depois de cozido, tire a carne do caldo e peneire. Acrescente ao caldo o creme de leite e 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon. Acerte o sal, disponha a carne numa travessa, cubra com o molho e sirva.



Fonte: Olivier Anquier

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Shish Kebab

Prato típico da Turquia, é um aperitivo de carne de cordeiro bem temperada:


Ingredientes:
1 pernil de cordeiro (borrego)
1 cebola picada
Pimenta-do-reino
1 colher de sopa de Tomilho picado
Folhas de louro
1/2 xícara de Azeite de oliva extravirgem
1 colher de sopa de Sal marinho
Espetos de madeira ou ferro





Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque as cebolas cortadas em rodelas, as folhas de louro, o tomilho, o sal e pimenta a gosto. Acrescente o azeite de oliva e misture bem. Reserve.  Após limpar o pernil e fatiar em pequenos pedaços, coloque-os na tigela com a marinada e deixe por 1 hora pelo menos.


Caso utilize espetos de madeira, em outra tigela, coloque-os com água morna e deixe-os de molho enquanto aguarda a marinada. Isto evitará que peguem fogo.


Espete os pedaços do pernil e leve a churrasqueira. Durante o assado, vá despejando o restante da marinada cada vez que virar os espetinhos.


Fonte: Comida de Buteco

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carbonade Flamande

Carbonade Flamande, o nome é soberbo, imponente...mas é bem simples de fazer:


Ingredientes:
1,5 kg de alcatra cortada em cubos
1 colher grande de manteiga
2 a 3 cebolas fatiadas
4 dentes de alho fatiados
100g de toucinho defumado em cubos
1/2 Pimenta dedo-de-moça picada
2 colheres de açúcar mascavo
1 colher de farinha de trigo
4 cravos
2 paus de canela
1 bouquet garni (conjunto de ervas amarradas: tomilho, louro, salsa, salsão e alecrim)
300ml de cerveja Gold
300ml de cerveja Dunkel
Sal
Pimenta
2 batatas doces grandes
Páprica
Salsa
1 colher de mostarda de dijon


Modo de preparo:
Em uma panela quente, frite um pouco o toucinho e depois coloque a carne cortada em cubos temperada com sal e pimenta. Mexa e deixe na panela. Corte a cebola em fatias. Tire a carne da panela e coloque a cebola e uma colher de manteiga. Acrescente um pouco de alho e uma pimenta dedo-de-moça picada. Junte a canela, o cravo e o açúcar. Por último, coloque a farinha de trigo e devolva a carne à panela. Mexa e adicione a cerveja até cobrir a carne. Ponha um bouquet garni na panela, tampe e deixe fervendo entre 2 e 3 horas.
Corte uma batata doce ao meio e fatie o mais fino que puder. Coloque as fatias em um recipiente com água e gelo por 1 hora. Seque as batatas no pano, enrole as fatias e prenda cada uma com um palito. Frite-as e tempere com sal e páprica. 



Para finalizar, quando a carne estiver pronta, ponha um pouco de mostarda, mexa e sirva com as batatas.




Para acompanhar, cerveja claro! Vai do gosto do "freguês": uma Dunkel ou uma Golden Ale.








Fonte: Claude Troisgros